terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Simbolismo da Cobra - Parte III ( FINAL )

Bom, este é o texto III sobre o simbolismo da Cobra. Aconselho a quem não leu os outros a dar uma olhada, pois quem só está lendo esse, perderá um rico conteúdo (Links no final da Postagem).
Como prometido, nesta publicação falarei mais sobre o lado místico da cobra e abordarei alguns simbolismos presentes no mundo de quem trilha a Senda.
A cobra possui um mecanismo de troca de pele, que serve para ela renovar seu brilho, livrar-se de alguma doença, etc. Isto nos ensina que as vezes é preciso trocamos de pele, ou seja, nos livrarmos-nos de certos preconceitos, de certas prisões, de certas pessoas, etc. Isso também nos mostra que devemos mudar sempre, porém continuar o mesmo internamente, permanecer com sua essência, a troca de pele é um dos simbolismos mais preciosos que a cobra possui.

As serpentes também estavam presentes no Antigo Egito, a figura de serpentes nos turbantes/coroas dos egípcios representavam o domínio sobre si (kundalini e emoções) e sobre os conhecimentos ocultos.
Daí já entramos noutro simbolismo forte e que está presente na maioria dos estudos básicos para quem caminha na Arte: A Kundalini. Existem várias energias em nosso corpo, os chakras, a aura, etc. Acredita-se que na base da nossa coluna existe uma energia, que ao ''subir'' equilibra todas as outras, é a Kundalini ( deixo claro que este é um pequeno resumo sobre tal energia) que é representada por uma cobra, existem até algumas técnicas de equilíbrio de chakra que usam a visualização de uma serpente subindo em espiral pela sua coluna.
Asclépio tinha em seu cajado uma serpente, símbolo do conhecimento que vencia a morte (a medicina).
 As serpentes são, em diversas culturas, simbolo de conhecimento e sabedoria. As duas serpentes entrelaçadas do caduceu de Hermes também representam o número oito e são o símbolo do equilíbrio entre as forças antagônicas, representando também o eterno movimento cósmico, base de regeneração e de infinito. é a verticalidade formal do símbolo do Infinito. O caduceu é também apresentado como símbolo do comércio. Há quem acreditasse que as cobras representadas no caduceu, nada mais era do que uma analogia à energia Kundalini.
 De fato pela extensão com a associação de Mércurio/Hermes, o caduceu é reconhecido como símbolo do comércio e negociação. É utilizado como emblema em diversas instituições dedicadas ao estudo e ensino das ciências contábeis. Institutos superiores de comércio do chile,também é utilizado nos logotipos da Liga de Defesa Comercial "Lideco", do colégio de contadores, economistas e administradores, da IPN no México e da escola superior de comércio Carlos Pellegrini de Buenos Aires entre muitas outras. Mas, segundo Fulcanelli, o caduceu simboliza o mercúrio filosófico. Ou seja, o resultado da absorção poderosa do enxofre metálico pelo mercúrio em estado líquido, que não pode ser desfeita uma vez juntos. A serpente simboliza o mercúrio a se apoderar do enxofre metálico, que por sua vez é o caduceu, o cajado de ouro de Abraão.

Na visão da cultura Afro Brasileira, especificamente à cultura Jeje-Nago denominado de candomblé o bastão do caduceu corresponde ao eixo do mundo
e suas serpentes aludem ao orixá oxumare, princípio masculino e feminino, encontrado e venerado pelos adeptos no assentamento sagrado chamado de igba oxumare.


A serpente é perigosa, seus simbolismo de conhecimento vem daí. Todo conhecimento revela um perigo. A cobra também apresenta uma analogia à ''mão esquerda'' na magia, ou seja, aqueles sistemas que utilizam-se mais do sentir, do intuitivo ( LUA ), etc, por isso, diz-se que antigamente, as tradições de esquerda eram chamadas de " tradições da serpente " e os  da '' mão direita " que são aqueles estudos mais aprofundados em teoria, etc ( SOL ) eram chamados de '' tradições da pomba ".

É isso gente, a cobra é rica em simbolismos e analogias com nossa vida. Ela também ensina muitos mistérios, mas tais mistérios só podem ser vivenciados por aqueles que buscam o conhecimento serpentário, que buscam a magia da cobra. Ela também pode ser um animal de poder, mas posteriormente falarei mais sobre este aspecto.

Para quem não leu os outros textos: O Simbolismo da Cobra- Parte I   e  O Simbolismo da Cobra- Parte II
T +. Que a Grande Alva os abençoem.

3 comentários:

  1. Desde criança, desde muito pequena 2,3 anos algo sempre me chamou ao oculto,tenho muito interece na magia, mas sinceramente não sei por onde começar, o que devo estudar, ler, fazer. Gostei muito do seus post e me desculpe, se estou sendo inconveniente, mas por onde começo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Perdão pelo atraso na resposta. Estou um pouco atarefado (nota-se pela última publicação do blog, há tempos).

      Então, o primeiro passo é sempre dedicar-se em estudar. Estudando por um longo período (acho que 1 ano é adequado) você vai conseguir discernir com alguma certeza o que deseja seguir no âmbito mágicko, depois disso é só cair dentro, aprofundar-se, praticar (ESSENCIAL) e depois voltar aqui e me contar como está!

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou aqui!

      Paz e luz.

      Excluir
  2. Desde criança, desde muito pequena 2,3 anos algo sempre me chamou ao oculto,tenho muito interece na magia, mas sinceramente não sei por onde começar, o que devo estudar, ler, fazer. Gostei muito do seus post e me desculpe, se estou sendo inconveniente, mas por onde começo?

    ResponderExcluir